Sobre o Memória FDC

MISSÃO

Recuperar, organizar, preservar e disponibilizar o acervo histórico da Fundação Dom Cabral, contribuindo para o resgate e a preservação da trajetória da instituição.

HISTÓRICO

O Memória FDC foi idealizado por ocasião do primeiro processo de sucessão da instituição, após ter sido liderada por 34 anos pelo cofundador Emerson de Almeida. Foi vislumbrada, naquele momento, uma oportunidade não só de resgatar a história da instituição, mas também de possibilitar que os novos colaboradores, participantes de programas e a comunidade pudessem identificar por meio desses registros os princípios e fundamentos que permearam o desenvolvimento da instituição, através de seu acervo.

O trabalho de implantação da nova área foi iniciado em outubro de 2012 e o primeiro desafio foi a criação de uma estrutura para a organização e guarda da documentação histórica. A principal dificuldade foi encontrar um espaço físico que pudesse abrigar essa estrutura, e a solução encontrada foi criar um espaço virtual. Foi realizado um trabalho minucioso para levantamento e disponibilização on-line do acervo. Desde fevereiro de 2014 o sistema funciona de forma a atender à equipe técnica e aos usuários em geral.

A construção do Memória FDC está inserida na tentativa de perpetuar uma herança institucional sobre práticas de gestão, além de reforçar os princípios e valores da instituição através do seu patrimônio documental. Essa herança é garantida pela salvaguarda do acervo, e também por intermédio de visitas dos públicos interno e externo aos espaços físico e virtual, contribuindo para o reforço da imagem da FDC junto a seu nicho de atuação e à comunidade em geral.

IDENTIDADE VISUAL

Para a identidade do Memória FDC foi escolhido o carvalho, símbolo que remete à longevidade desejada para a instituição e às metáforas utilizadas por seu cofundador, Emerson de Almeida. Abaixo, um trecho de seu livro "Plantando Carvalhos - Fundamentos da empresa relevante" em que ele faz essa analogia:

ATIVIDADES

Atendimento a pesquisas
Campanhas de preservação de documentos
Exposições temáticas
Processamento técnico
Integração de novos colaboradores
Visitas técnicas

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

  •  Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville, Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG
  •  Exposição e visita ao acervo: de segunda a sexta, das 9h30 às 17h
  •  Visitas guiadas: sob agendamento
  •  (31) 3589-7495 / 3589-7572
  •  memoria@fdc.org.br
  • Contribua com a ampliação do nosso acervo emprestando ou doando materiais que nos ajudem a contar a nossa história. Entre em contato conosco.